26/11/2024

Saúde

Adolescente morre vítima de dengue hemorrágica em Parnaíba

A confirmação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 19/04/2022, 14:44

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), uma adolescente de 17 anos, que não teve a identidade revelada, deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba, litoral do Piauí, com sintomas da dengue hemorrágica e veio a óbito, na manhã desta terça-feira (19).

A Coordenadora Estadual de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explica que, de acordo com a Declaração de Óbito, a morte foi em decorrência do agravamento da dengue, mas o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) não pode fechar o protocolo sem os exames laboratoriais. 

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito do gênero Aedes (Foto: reprodução/Brasil Escola)

 

“O atestado de óbito da adolescente saiu como “causa mortis” Dengue Hemorrágica, mas o Ministério da Saúde não está aceitando como mais um óbito pela doença porque não foram feitos os exames laboratoriais pertinentes, uma vez que a jovem já chegou em estado gravíssimo e evoluiu para a morte”, afirmou.  

É o quarto óbito por dengue registrado no Piauí. O primeiro foi de um homem de 19 anos que estava internado em um hospital público e o segundo foi de um paciente com 9 anos que faleceu em um hospital privado do município. 

Na última quarta-feira (13), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou o terceiro óbito por dengue na capital. A vítima era uma mulher de 45 anos. A paciente estava internada em uma unidade de saúde pública.

Alerta 

Amélia alerta a todos os profissionais de saúde sobre a importância de fazer a sorologia no paciente para comprovar a doença. “Todo paciente grave, com sinais de alerta para dengue, deve ser coletado o material para ser encaminhado ao Lacen para confirmação laboratorial”, diz Amélia. 

O que é a dengue?

Dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui quatro sorotipos. É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves, como hemorragia, choque e, às vezes, óbito.

A forma clínica clássica caracteriza-se pelos seguintes sintomas:

  • febre alta com duração de 2 a 7 dias;
  • dor de cabeça;
  • dor no corpo e nas juntas;
  • dor atrás dos olhos;
  • manchas vermelhas pelo corpo.

A dengue hemorrágica é mais frequente em pessoas que apresentam dengue pela 2ª vez, e pode ser diferenciada dos outros tipos de dengue por volta do 3º dia com o surgimento de hemorragias. Os principais sintomas da dengue hemorrágica são dor intensa na barriga, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos nas cavidades do corpo (abdômen, coração e pulmão), sangramentos, apatia ou irritação, tontura ao levantar, aumento do fígado e aumento da concentração do sangue.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM