Segundo a Sesapi, decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado até o final desta terça (14)
O Comitê de Operações Emergenciais (COE) estadual determinou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no Piauí. A reunião que aprovou a decisão ocorreu na noite desta segunda-feira (13), quando foram estabelecidas outras medidas para contenção dos casos de Covid-19, que vêm apresentando tendência de crescimento no Brasil.
Segundo o secretário de Saúde, Néris Júnior, o decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado até o final desta terça-feira (14).
Além disso, o COE também decidiu que enviará testes de Covid-19 aos municípios, para que façam o rastreio dos casos, reforçará o programa Busca Ativa nas cidades e orientará às instituições de ensino o isolamento de alunos e profissionais contaminados com o vírus.
Ainda de acordo com Néris, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já enviou mais de 30 mil testes de Covid-19 somente para Teresina.
O gestor reforça ainda a necessidade da população buscar os postos de saúde para se vacinarem contra o novo coronavírus. No Piauí, a primeira e a segunda dose do imunizante estão liberadas para toda a população acima de cinco anos de idade; a primeira dose de reforço (terceira dose) para os indivíduos a partir de 12 anos (que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais); e também a segunda dose do reforço (quarta dose) para aqueles acima de 18 anos de idade (que tomaram o primeiro reforço há quatro meses ou mais).
Em abril deste ano, o COE flexibilizou o uso de máscaras em ambientes fechados nas cidades em que 60% da população elegível (ou seja, acima de 18 anos) estivesse imunizada com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
Porém, a obrigatoriedade permaneceu para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos e doentes crônicos nos estabelecimentos de saúde e nos meios de transporte coletivo, como ônibus, trem e avião.
Já em Teresina, a medida foi revogada em março, inclusive em locais fechados, após queda dos índices de contaminação e de mortes causadas pela Covid-19 na cidade.
Nesta segunda-feira (13), o uso de máscaras em centros de saúde da capital voltou ser a obrigatório após decisão adotada pelo COE municipal e ratificada pelo prefeito Doutor Pessoa (Republicanos).