Os novos casos são de Teresina
De acordo com os dados do Painel Epidemiológico Monkeypox, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí chegou a 10 casos confirmados da varíola dos macacos. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (20).
Nas últimas 24 horas, Teresina registrou três novos casos da doença. Até ontem, 19 de setembro, eram apenas sete casos confirmados. Segundo o painel, foram 121 notificações, 55 casos suspeitos, 2 casos prováveis e 54 descartados.
Varíola dos Macacos (Monkeypox)
A principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza. A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio do esperma, sangue e utensílios contaminados.
Sintomas
Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados.