Segundo a coordenadora, os jovens têm iniciado a vida sexual já sem preservativo
Matéria de Danielle Simeão
O programa JT1 entrevistou nesta quinta-feira (15) a coordenadora das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Karinna Amorim. A conversa ressaltou a importância do Dezembro Vermelho, mês de mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs.
Segundo a coordenadora, os jovens têm iniciado a vida sexual sem preservativo e que essa prática já está se estabelecendo como cultural, o que é preocupante.
“Algumas pesquisas mostram que as pessoas têm deixado de utilizar o preservativo, principalmente naqueles casais que já estão juntos há algum tempo. Isso vem sendo cultural, inclusive os jovens que estão iniciando a vida sexual já estão incorporando essa ideia de começar sem uso do preservativo”, lamenta.
Ainda segundo Karinna, o número de testagens positivas para o HIV vem aumentando após a pandemia.
“O que é importante frisar para a população hoje é que no Piauí, o número de casos de HIV vem crescendo. A curva que a gente observa, fazendo estudo epidemiológico, mostra-se crescente ao longo do tempo. Houve uma diminuição nos últimos 3 anos de casos notificados por conta da pandemia, onde a população teve um menor acesso aos serviços de saúde e, consequentemente, ao diagnóstico”, informa.
Confira a entrevista na íntegra: