A instituição ressalta a importância de ficar atento aos sintomas.
Fevereiro é marcado pela campanha do Fevereiro Verde, que busca conscientizar a população sobre o câncer de vesícula biliar. O câncer na vesícula biliar não é um dos mais comuns e, por não ter um exame específico para identificá-lo, é extremamente fatal na maioria dos casos em estágio avançado.
Os tumores das vias biliares correspondem a 3% de todos os tumores do trato gastrointestinal. A presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), Carmen Campelo, destaca a importância dos check-ups de rotina para identificar o câncer.
“Pela dificuldade de detectar o câncer de vesícula biliar é importante manter os exames de rotina sempre em dia. Geralmente os pacientes só identificam o câncer por estar realizando exames para outros fins”, alerta.
Dentre os principais sintomas estão a dor abdominal (localizada abaixo das costelas do lado direito), distúrbios digestivos (má digestão, fezes com aspectos gordurosos), fraqueza, perda brusca de peso e icterícia (amarelamento da pele, dos olhos e da urina).
“Temos que ficar atentos não só nesse mês, mas no ano inteiro, com o câncer de vesícula biliar. Com os exames sendo feitos de forma regular, podemos identificar este câncer que age silenciosamente, mas que é fatal caso não tratado da forma correta”, finaliza a presidente da RFCC-PI.
O câncer de vesícula biliar é identificado, geralmente, em mulheres acima de 65 anos. Além da idade, o sobrepeso e a presença de cálculos na vesícula biliar são agravantes para o desenvolvimento do câncer.