23/11/2024

PIAUÍ

Ministério Público constata paralisação em serviço de cardiologia do HGV devido a problema em máquina de exames

O conserto do aparelho é aguardado há mais de 30 dias

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 16/06/2023, 09:44

A 12ª Promotoria de Justiça de Teresina realizou uma vistoria no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, e constatou que o setor interrompeu a realização de exames no setor de procedimentos cardíacos. O problema foi causado pela quebra da única máquina usada para a execução do serviço.

O conserto do aparelho é aguardado há mais de 30 dias. Segundo o Ministério Público do Estado, há “a necessidade de aquisição de uma nova máquina”.

Fachada do Hospital Getúlio Vargas, no Centro de Teresina (Foto: Divulgação)

A visita aconteceu no último dia 13 e foi liderada pelo promotor Eny Pontes, que verificou ainda a prestação de serviço nos setores de cirurgia bariátrica, AVC e hemodinâmica.

“Ao final da inspeção, foi realizada uma audiência itinerante com encaminhamentos referentes aos setores. O promotor requisitou que o Hospital Getúlio Vargas encaminhe, no prazo de cinco dias, a fila de espera de pacientes aptos e que aguardam por cirurgia bariátrica, bem como a fila de espera de pacientes não aptos, informou o MPPI.

O promotor Eny Pontes durante visita técnica ao HGV (Foto: Divulgação/HGV)

Além disso, foi requisitada do hospital a relação dos pacientes que foram submetidos a algum procedimento cardíaco, assim como de pacientes contrarreferenciados para o Hospital São Paulo e o Hospital de Urgência de Teresina, e a lista de pacientes da cardiologia que foram encaminhados para tratamento fora de domicílio (TFD) em razão da falta de cirurgia no estado.

No que se refere ao setor responsável pelo tratamento de AVC, foi deliberado que seja encaminhada a escala de trabalho dos profissionais, o estoque do trombolítico e o fluxo dos pacientes dentro do hospital.

Por fim, para o setor da hemodinâmica, foi requisitado o número do processo eletrônico correspondente à compra do novo aparelho.

A nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM