23/12/2024

Saúde

Piauí lança oficialmente Segunda Etapa da Campanha de Vacinação contra Aftosa em Nazária

O estado busca o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 17/11/2023, 09:30

Foi lançada oficialmente, nesta sexta-feira (17), a Segunda Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa no município de Nazária. A solenidade de lançamento foi realizada na sede da Fazenda Canadá, situada a 12km do povoado Bom Jardim.

“Nesta segunda etapa, queremos aumentar o percentual de vacinação que foi alcançado no ano passado, nesta mesma fase. Nosso objetivo é sair da classificação ‘livre da aftosa com vacinação’, queremos classificação de ‘livre da aftosa sem vacinação’. Estamos muito otimistas com os pecuaristas piauienses, que entendem a importância dessa campanha para a sanidade e para a comercialização dos seus rebanhos”, disse Fábio Abreu, secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA).

Foto: Divulgação/Gov

A Sada e a Adapi vêm trabalhando para que o Piauí alcance, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso, é necessário que a cobertura vacinal do rebanho piauiense seja acima de 90%.

De acordo com relatório apresentado ao final da primeira etapa da campanha, há um total de 667.500 animais com idades entre 0 e 24 meses em todo o estado que devem ser vacinados nesta segunda etapa.

“Nós estamos em um processo importantíssimo, e temos que dar sequência, já que na primeira etapa tivemos um resultado muito bom, de quase 96%. O Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa tem diretrizes a serem seguidas e todos os nossos técnicos têm trabalhado incansavelmente em todo o estado, para que possamos cumprir todas as exigências. Esse momento implica tanto na sanidade quanto na economia do nosso Estado, por isso, reforçamos a data da vacinação nesta segunda etapa, que começou no dia 01 de novembro e vai até o dia 30 deste mês”, disse João Rodrigues, diretor geral da Adapi.

É válido lembrar ao produtor que, independentemente de possuir bovinos e bubalinos na faixa etária desta vacinação (0 a 24 meses), ele deve comparecer aos escritórios da Adapi, em todo o Estado, para atualizar o cadastro, levando também, se possível, o CAR – Cadastro Ambiental Rural.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM