23/11/2024

PIAUÍ

CRO-PI flagra pessoas sem capacitação exercendo profissão de dentista em UBS de Lagoa Alegre

A constatação aconteceu na última sexta-feira, 01

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 06/12/2023, 09:32

Uma fiscalização feita pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) flagrou pessoas exercendo ilegalmente a profissão no município de Lagoa Alegre. A constatação aconteceu na última sexta-feira, 01.

Sede do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (Foto: Divulgação)

A fiscalização foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Angélica Moita, centro da cidade, onde duas pessoas sem capacitação estavam atendendo pacientes de próteses dentárias.

“No momento da chegada dos fiscais do CROPI, alguns pacientes já haviam sido atendidos, e diversos aguardavam atendimento”, relatou o conselho via redes sociais.

A oferta dos serviços foi divulgada na quinta-feira, 30, pela Secretaria de Saúde de Lagoa Alegre.

Foto: Reprodução/CRO-PI

“A reabilitação oral por meio de próteses é um processo complexo que demanda conhecimentos e procedimentos especializados, os quais devem ser conduzidos por cirurgiões dentistas. Próteses mal planejadas e inadequadamente adaptadas têm o potencial de causar danos irreparáveis aos pacientes, inclusive o desenvolvimento de câncer bucal”, frisou o CRO.

O Conselho de Odontologia orientou que a Prefeitura de Lagoa Alegre suspenda os serviços do programa de próteses até que profissionais legalmente habilitados sejam contratados. O CRO-PI prometeu comunicar o caso ao Ministério Público Federal; a ocorrência será informada também à Polícia Civil.

Não conseguimos contato com a Prefeitura de Lagoa Alegre.

Confira o vídeo abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CRO-PI (@cro_pi)

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM