A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vacinou 132.673 cães e gatos contra a raiva na zona urbana de Teresina
Um total de 12.560 animais foram imunizados no primeiro dia da segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica em Teresina, que aconteceu nas zonas rurais Leste e Norte. Assim como na zona urbana, a zona rural será dividida em dois dias. No dia 2 de março as equipes estarão nas zonas rurais Sul e Sudeste da capital.
O gerente de zoonoses Élcio Leite diz que a vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vacinou 132.673 cães e gatos contra a raiva na zona urbana de Teresina, sendo 91.027 cães e 41.646 gatos. A campanha de vacinação antirrábica na zona urbana foi realizada em duas etapas, dias 2 e 9 de dezembro.