Mutirão da Catarata 2024 foi lançado nesta segunda-feira (1º) pelo governador Rafael Fonteles
Matéria de Lays Viana
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), lançou o Mutirão de Cirurgias de Catarata de 2024, considerado o mais abrangente já realizado no estado. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak nesta segunda-feira (1°).
A meta é que sejam feitas 28.364 procedimentos, além de 35.454 consultas nos 224 municípios piauienses ao longo do ano. O chefe do Executivo estadual explicou o motivo da ampliação do mutirão nesta edição.
“Hoje o Brasil não consegue atender nem a demanda nova que surge a cada ano. Imagine o estoque de cirurgias represadas, e é uma cirurgia que você tem condição de reverter uma cegueira. Então, o aumento da qualidade de vida com um procedimento simples é muito relevante. Portanto, nosso esforço em tentar zerar essa fila. Esse ano será o maior mutirão da história, com 28 mil cirurgias”, ressalta o governador Rafael Fonteles.
Na ocasião foi celebrada também a expansão do Programa Saúde Digital, que agora atende 222 cidades do Piauí. A iniciativa consiste em oferecer teleconsultas e telediagnósticos à população, com o objetivo de fortalecer as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, o programa foi implantado em Piripiri e Lagoa de São Francisco.
Estiveram presentes lideranças e autoridades, como o vice-governador do Estado, Themístocles Filho (MDB); o senador Marcelo Castro (MDB), deputado estadual Gil Carlos (PT); o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva (PT); a ex-deputada estadual e pré-candidata a prefeita da capital Teresa Britto (PV), entre outros.