Os pacientes atendidos foram aqueles que estavam na fila de espera a regulação do SUS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu hoje (24) mais um mutirão de exames no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e Hospital Alberto Neto (bairro Dirceu). O objetivo é diminuir a fila de espera em exames de imagens pelo SUS.
Assim como na primeira etapa da ação, ocorrida no início do mês, no Hospital do Dirceu estão concentrados os exames de tomografia sem contraste de crânio. Já no Lineu Araújo estão sendo realizados ultrassom transvaginal; ultrassom abdômen total; mamografia; raio X; eletrocardiograma e ecocardiograma. “Nossa meta é realizar 300 exames hoje”, informa Aranucha Brito, da Diretoria de Atenção Especializada da FMS.
Os pacientes atendidos foram aqueles que estavam na fila de espera a regulação do SUS, e foram contatados previamente pela FMS. Um deles foi Guilherme dos Santos, de 13 anos, que veio fazer um ecocardiograma acompanhado de sua mãe Márcia Cristina. “A gente estava na fila aguardando a marcação do exame e recebemos uma ligação informando do nosso agendamento. Achei maravilhoso, agora podemos fazer o tratamento para que ele não fique mais cansado brincando e jogando bola”, comentou a mãe.
Aranucha Brito informa que uma nova etapa do mutirão será realizada no dia 14 de setembro. Assim como nas fases anteriores, os pacientes serão aqueles que já aguardam na fila de regulação, e serão avisados pela FMS via telefone ou através do Agente Comunitário de Saúde da sua área.