O Tribunal vai propor que a reunião aconteça no dia 20 de junho
O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) vai propor que aconteça no dia 20 de junho a audiência pública visando à discussão do relatório de auditoria acerca do sistema de transporte público de Teresina. A proposta de data, segundo informou a Corte, será discutida em plenário nessa quinta-feira (25).
“A partir da apresentação formal do relatório, todo o teor será disponibilizado para conhecimento da sociedade através de um link no site do TCE-PI”, destacou ainda o TCE-PI.
O superintendente da STRANS (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Bruno Pessoa, garantiu que a pasta respondeu “de pronto” os questionamentos feitos, dentro do relatório de fiscalização, pelo Tribunal de Contas do Piauí: “A gente recebeu esse relatório e respondeu de pronto nos altos do processo”.
O gestor também confirmou comparecimento na audiência a ser realizada.
“A STRANS está sempre à disposição para garantir essa transparência nas informações para todos, inclusive para os órgãos fiscalizadores, internos e externos. Sempre estivemos à disposição do Tribunal de Contas para qualquer esclarecimento”, acrescentou Bruno.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí constatou, por exemplo, que o sistema de integração, adotado ainda na gestão passada, contribuiu para o aumento no tempo de espera para os passageiros.
“O relatório aponta que, embora tenha havido a previsão de aumento no número de viagens, o tempo médio de espera para os passageiros que realizaram viagens de bairro para o centro ou para locais antes do centro aumentou consideravelmente ou não teve uma expressiva redução, respectivamente”, pontuou o TCE.
As constatações constam em relatório elaborado por meio da Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (DFINFRA) do TCE-PI e divulgado no último dia 04.
A avaliação do Tribunal de Contas diz respeito ao período que vai de 2014 a 2022. Nesse intervalo, acrescentou a Corte, a Prefeitura de Teresina realizou despesas na subfunção infraestrutura, em obras e serviços de engenharia, no montante de R$ 776,75 milhões. Desse total, R$ 531,53 milhões foram investidos em mobilidade de um modo geral.
Matéria relacionada:
Segundo TCE-PI, integração de ônibus em Teresina aumentou o tempo de espera por passageiros